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Novo Mercado

Afinal o que é o Novo Mercado? O que difere uma companhia listada nesse segmento?
A Bovespa criou o segmento de listagem denominado Novo Mercado, para referir-se a companhias que se comprometem, de forma voluntária, à adoção de práticas de governança corporativa adicionais.

A entrada nesse novo segmento se dá por meio da assinatura de contrato, no qual a companhia se responsabiliza em cumprir as regras adicionais a aquelas exigidas por lei consolidadas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado.

Esse regulamento traz, por exemplo: o tag along, caso os controladores realizem a alienação do controle da companhia, as mesmas condições devem ser oferecidas aos demais acionistas, divulgação dos demonstrativos financeiras de acordo com padrões internacionais IFRS ou US GAAP, melhoria das informações prestadas ao mercado relativas ao encerramento de exercícios sociais e revisões trimestrais, conselho de administração com no mínimo cinco membros, sendo pelo menos um conselheiro independente, entre outras.

O conjunto de regras determinadas pelo Regulamento exige das empresas enorme transparência de suas atividades ao mercado, o que tem sido recompensado pelo mercado e investidores, visto que esse segmento muitas vezes acaba sendo preterido. Tal preferência, muitas vezes, fica mais evidente quando se constata a valorização das ações de empresas listadas nesse Novo Mercado. Alguns exemplos são: Natura, Banco do Brasil, Localiza e DASA.

 
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